quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

VITAMINA D ( D2 e D3)

VITAMINA D



A vitamina D tem ganhado cada vez mais atenção no que diz respeito a dieta e suplementação. De fato, os benefícios da vitamina D são numerosos, e a sua deficiência bastante perigosa e indesejável. Trata-se, porém, de uma vitamina que o corpo é capaz de produzir, contanto que seja exposto a níveis adequados de luz solar.

Mesmo assim, muitas pessoas estão sujeitas à deficiência, que deve ser corrigida através de alimentos com vitamina D ou com uma suplementação adequada recomendada por um médico. Vamos conferir os benefícios da vitamina D, e dessa forma você compreenderá para que serve esta vitamina em seu organismo, além de conhecer suas principais fontes naturais.

1. Saúde Óssea

Entre os benefícios da vitamina D, certamente o mais conhecido é a sua função no desenvolvimento e na manutenção dos ossos. Essa propriedade se deve à regulação do cálcio, que é feita pela vitamina D. Nesse sentido, a vitamina D estimula uma maior densidade óssea, de forma que colabora para um crescimento saudável das crianças e evita a osteoporose nos adultos e idosos.

2. Maior Imunidade

Assim como muitas outras vitaminas, a vitamina D tem entre suas funções a capacidade de estimular o sistema imunológico. A sua influência é verificável através de um estudo publicado em julho de 2014 na Today’s Dietitian, que conclui que crianças com bons níveis de vitamina D são mais raramente infectadas pela gripe. Naturalmente, essa potência ampliada do sistema imunológico também é capaz de proteger o corpo de muitas outras doenças.

3. Reduz o Risco de Diabetes

A redução do risco de diabetes é também um dos benefícios da vitamina D. Isso ocorre pois essa vitamina possui um impacto positivo sobre a secreção de insulina, de modo que amplia a capacidade do corpo de processar o açúcar e, dessa forma, evita o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

4. Saúde Cardiovascular

No que se refere ao sistema cardiovascular, há um efeito positivo direto da vitamina D sobre as artérias. Verificou-se que as artérias de pessoas com bons níveis de vitamina D possuem paredes menos rígidas, de forma que a arteriosclerose é evitada ou mesmo aliviada. Esse efeito reduz, por sua vez, a pressão arterial de pessoas hipertensas, além de estabelecer um menor risco de infarto do miocárdio.

5. Proteção a Nível Genético

Estudos recentes apontam para a proteção que a vitamina D fornece a centenas de genes. Sem essa proteção, esses genes se tornam sujeitos a alterações nocivas, que muitas vezes figuram como causas do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e autoimunes, mas sobretudo do câncer.

Essa descoberta aponta também para os benefícios da vitamina D para a prevenção de diversas outras doenças, como a esclerose múltipla, o mal de Alzheimer, o mal de Parkinson e a demência.
6. Saúde Hormonal

Bons níveis de vitamina D se relacionam também à saúde hormonal ao estimular a produção adequada de estrogênio nas mulheres e de testosterona nos homens. Uma vez que a vitamina D é sintetizada pelo corpo através da exposição ao sol, essa poderia ser uma explicação para o aumento da libido durante o verão.

Entretanto, não apenas a libido é influenciada pelos níveis corretos desses hormônios. A saúde em geral de mulheres e homens dependem dos seus bons níveis, que influenciam até mesmo o humor. Na falta desses hormônios, é sério o risco de desenvolvimento de um quadro de depressão.

O humor também se beneficia das funções vitamina D através de sua influência em outro hormônio. O cortisol, um hormônio relacionado aos efeitos nocivos do estresse, é controlado e tem seus níveis diminuídos pela vitamina D.

7. Performance Mental

Talvez um dos benefícios da vitamina D mais interessantes seja a sua influência sobre a performance mental. Verifica-se uma relação clara, na qual pessoas com bons níveis de vitamina D apresentam uma memória mais eficiente, bem como maiores pontuações de QI em virtude do raciocínio mais rápido e claro.

8. Perda de Peso

Os benefícios da vitamina D para a perda de peso são extremamente significativos. Em primeiro lugar, há uma importante relação entre os níveis de vitamina D e a capacidade do corpo de queimar gordura. Essa relação foi demonstrada por estudos que verificaram que, submetidas a um mesmo regime de alimentação e de exercícios físicos, as pessoas com bons níveis de vitamina D queimaram mais gordura e perderam mais peso.

Esse fenômeno se deve à presença de receptores de vitamina D nas células, que quando estimulados ativam uma queima de gordura mais intensa. Além disso, uma das funções da vitamina D é ajudar o cérebro a evitar a fome excessiva e os desejos repentinos de comida além do necessário, de modo a auxiliar na obediência a uma dieta.

Outros benefícios da vitamina D para o emagrecimento se dão na absorção de nutrientes necessários, que é auxiliada por bons níveis de vitamina D. Assegurar que o corpo receba os nutrientes necessários é importante para a perda de peso e para a redução do apetite desnecessário.

Além disso, a influência negativa da vitamina D sobre os níveis de cortisol pode ser de grande ajuda, uma vez que esse hormônio estimula o acúmulo de gordura abdominal.

9. Ganho de Massa Muscular

Os benefícios da vitamina D para o ganho de massa muscular começam na sua capacidade de ajudar na saúde muscular como um todo. O seu papel na conexão entre os músculos e o sistema nervoso é muito importante, de modo que com bons níveis de vitamina D estimula-se um bom funcionamento dos músculos de modo geral.

Além disso, as funções da vitamina D na síntese de proteínas são bastante significativas, de modo que o crescimento dos músculos é beneficiado claramente. Além disso, esses músculos tornam-se mais eficazes, uma vez que a vitamina D reduz a infiltração de gordura nos músculos, trazendo benefícios para a força e para a resistência.

Extremamente importante é também o efeito sobre os hormônios. Os benefício da vitamina D para bons níveis de testosterona estimulam o crescimento muscular diretamente, enquanto o cortisol controlado evita que os músculos sejam consumidos pelo corpo para produzir energia.

Indiretamente, porém, a saúde óssea melhorada pela vitamina D contribui para o crescimento muscular. O desenvolvimento de músculos sobre uma estrutura óssea inadequada é algo precário e arriscado, de modo que esse fator não deve ser subestimado.

Efeitos da Falta de Vitamina D

O efeito mais direto da deficiência de vitamina D se dá sobre os ossos. Nas crianças e nos jovens, esse efeito provoca um crescimento inadequado e insuficiente, enquanto nos adultos e idosos há um desgaste e possivelmente um quadro de osteoporose.

A deficiência gera ainda uma queda na imunidade, de modo que o risco de contrair doenças infecciosas torna-se significativamente maior, enquanto a capacidade de combatê-las diminui. Também maior torna-se o risco de contrair diabetes tipo 2, além de graves doenças crônicas e degenerativas.

Verifica-se também, na falta de vitamina D, uma má regulação do sistema hormonal, de modo que as quantidades de testosterona e de estrogênio diminuem no homem e na mulher, respectivamente. A quantidade de cortisol, por sua vez, aumenta. Esse desequilíbrio tem muitos efeitos negativos, a começar pela libido, mas atinge também o ganho de massa muscular, que é prejudicado pela testosterona baixa, e o acúmulo de gordura abdominal, que é estimulado pelo cortisol alto.

Por fim, existe a chance de que a performance mental se deteriore lentamente, de modo que se verifica uma redução das capacidades de memória e de raciocínio.

Quanto de Vitamina D é Suficiente?

As quantidades diárias necessárias de vitamina D variam conforme a idade, aumentando ao longo do crescimento e, posteriormente, na velhice. Até os 12 meses de idade, as crianças precisam 0,01mg de vitamina D ao dia. As necessidades diárias sobem a partir daí para 0,015mg, valor que só se altera a partir dos 70 anos, quando 0,02mg de vitamina D são necessárias.

Já que a vitamina D é lipossolúvel, o seu armazenamento pelo corpo é possível. Dessa forma, caso haja um consumo maior que o necessário, o corpo poderá fazer reservas que serão usadas nos dias em que o consumo seja baixo demais.

Há controvérsias sobre a necessidade de níveis mais elevados que esses para provocar quaisquer benefícios da vitamina D. Há quem diga que não há efeito algum, enquanto outros defendem que um consumo de 0,025mg para adultos pode ampliar os benefícios.
Onde Encontrar Vitamina D

As formas de obter a vitamina D são variadas. Em primeiro lugar, trata-se de uma vitamina que o corpo humano é capaz de produzir, contanto que a pele seja periodicamente exposta ao sol. Essa exposição não precisa nem mesmo ser muito longa: 5 a 10 minutos de exposição, 2 ou 3 vezes na semana, já bastam para suprir as necessidades de vitamina D.

Entretanto, ainda assim há muitas pessoas que sofrem com a deficiência dessa vitamina. Diversos fatores colaboram para que essa produção natural não seja suficiente, do qual o mais importante são os hábitos daqueles que passam o dia todo em ambientes fechados. A exposição ao sol é normalmente feita no começo da manhã e no fim da tarde, períodos que o sol tem bem menos capacidade de estimular a produção da vitamina D, ou então através de vidros, que tornam a luz solar ineficaz para esse propósito.

Além disso, regiões com pouca incidência solar podem piorar o problema, que é mais grave para pessoas de pele mais escura, e para aqueles que usam protetor solar o tempo todo. Outros fatores de risco são o envelhecimento, a obesidade e alguns tipos de medicação, como anticonvulsivos e antiretrovirais.

Alimentos com Vitamina D

Se a produção de vitamina D pelo corpo se revela insuficiente, é possível suprir o déficit através de alimentos com concentrações consideráveis de vitamina D. Os alimentos mais adequados como fontes de vitamina D são os peixes gordurosos, como a sardinha, o atum, o arenque e o salmão.

Além disso, as gemas dos ovos e os cogumelos maitake são importantes fontes onde encontrar a vitamina D é fácil.

Suplementação de Vitamina D

Se mesmo o fornecimento de vitamina D através dos alimentos se revelar insuficiente, existe ainda a possibilidade de obtê-la através de suplementos. Não se trata de uma suplementação necessária para pessoas saudáveis, mas é absolutamente recomendada para pessoas que não conseguem obter bons níveis naturalmente.

A suplementação de vitamina D é disponível em duas de suas formas: a D2 e a D3. Acredita-se que a forma D3 seja melhor, uma vez que é o tipo de vitamina produzida pelo corpo humano e encontrada em animais, enquanto a vitamina D2 é de origem vegetal. A diferença, porém, segue inconclusiva para os cientistas.

Por fim, há quem acredite que é possível obter bons resultados com a suplementação ao atingir níveis bem acima dos mínimos recomendados. Enquanto não há certeza dessa relação, recomenda-se que suplementação seja ao menos feita com a orientação de um médico, que poderá determinar uma dosagem boa e segura.

Overdose de Vitamina D

Uma overdose de vitamina D é algo raro, mas que pode acontecer. A overdose só acontece com a vitamina D obtida através dos alimentos e dos suplementos, e não com a vitamina D produzida pelo próprio corpo.

Os sintomas mais imediatos são redução do apetite, boca seca, sede exessiva e sensação de um sabor metálico. Problemas digestivos com náuseas, vômitos, diarreia e constipação são também frequentes. Uma overdose mais prolongada pode gerar sobretudo a calcificação excessiva dos ossos, de órgãos como o coração e os rins, e dos vasos sanguíneos.

Além disso, o excesso de vitamina D pode desencadear quadros de dor de cabeça, fraqueza, sonolência e depressão.



OBS.: Este artigo é apenas para fins informativos, para tratamentos consulte seu médico ou especialista.

Fonte:

http://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-da-vitamina-d-para-que-serve-e-fontes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário